INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS E AS POPULAÇÕES IMIGRANTES E MIGRANTES:

SAÚDE, EDUCAÇÃO E FILANTROPIA NO CONTEXTO DE LONDRINA (1930-1950).

  • denise martins americo de souza Faculdade Teologica Sul Americana
  • Caius Costa Amaral de Sousa USP- UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • Raimundo Soares de Souza Faculdade Teologica Sul Americana - FTSA
  • denise martins americo de souza
Palavras-chave: Migrantes e Imigrantes. Instituições Religiosas. Representação. Londrina.

Resumo

O artigo é parte do projeto de pesquisa “O fenômeno religioso em Londrina: história e historiografia (1930-1950)”, em andamento, vinculado à Universidade Estadual de Londrina. Tem como objetivo dar visibilidade às instituições religiosas, educacionais e médicas nas suas continuações, semelhanças e diferenças estabelecidas no contexto de populações migrantes e imigrantes, em Londrina entre os anos de 1930-1950. A diversidade de grupos migrantes e imigrantes formadores da região contribuíram para que através da pesquisa fosse realizado o levantamento do papel dessas instituições estabelecidas na cidade de Londrina. A presença de instituições religiosas com discursos de acolhimento, cuidado ou preservação dos princípios e valores propagados na cidade, possibilita a pesquisa sobre a temática. Por isso, buscar entender como os populares construíram os modos de representação e a apropriações da realidade a partir das instituições, será o caminho metodológico investigativo fundamentado em Roger Chartier. Como fonte, são utilizados textos que resgatam a memória sobre as instituições religiosas em Londrina, obras acadêmicas, e bibliografias sobre o contexto histórico do período delimitado. A pesquisa revela, na contextualização histórica, a criação de um núcleo urbano e de uma infraestrutura para receber trabalhadores da Companhia de Terras Norte do Paraná e migrantes interessados na compra de terras, que posteriormente irá se configurar como: hospitais, escolas, creches, dentre outros. Novos resultados ainda são esperados à medida que outros indícios são detectados pelo avanço da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caius Costa Amaral de Sousa, USP- UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Mestrando em História Social (USP), Graduado em História (UEL), Participante do Projeto de Pesquisa: O Fenômeno Religioso em Londrina: história e historiografia (1930-1950).

Raimundo Soares de Souza, Faculdade Teologica Sul Americana - FTSA

Mestre em Teologia Profissional (FTSA), Graduado em História (UEL), Bacharel em Teologia (FTSA). 

denise martins americo de souza

Doutora em Educação (UEM), Mestre em Educação (UEL), Graduada em História (UEL). Docente da Faculdade Teológica Sula Americana. Participante do Projeto de Pesquisa: O Fenômeno Religioso em Londrina: história e historiografia (1930-1950).

Referências

ADUM, Sonia Maria S. Lopes. Imagens do progresso: civilização e barbárie em Londrina (1930-1960). 1991. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual Paulista, Assis, 1991.

ADUM, Sônia Maria Sperandio Lopes. Historiografia Norte Paranaense: Alguns Apontamentos. In: ALEGRO, Regina C.; CUNHA, Maria de F.; MOLINA, Ana H.; SILVA, Lúcia H. O. (Orgs.). Temas e questões para o ensino de história do Paraná. Londrina: Eduel, 2013, p.3-26.

ARIAS NETO, J. Miguel. O Eldorado: representações da política em Londrina (1930-1975). 2. ed. Londrina: EDUEL, 2008.

ARRUDA, Gilmar; PROENÇA, Wander de Lara. A historiografia do Paraná e o espaço simbólico da universidade: os historiadores, seus lugares e suas regiões (1970-2012). Revista de História Regional, v.18, p.240-263, 2013. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/rhr Acesso em; set. 2020.

BONI, Paulo César. Fincando Estacas: a história de Londrina. Londrina: Ed. Do Autor, 2004.

BRIGUET, Paulo. Coração de Mãe – Londrina: Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, 2017.

CERNEV, Jorge. Liberalismo e colonização: O caso do Norte do Paraná. 1988. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro. 1998.

CERTEAU, MICHEL DE. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.

CHARTIER, Roger. A história hoje: dúvidas, desafios, propostas. Rio de Janeiro: 1994. (Estudos históricos, 7).

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. São Paulo: Estud. Av, 1991.

CHARTIER, Roger. Cultura escrita, literatura e história. Porto Alegre: Artmed, 2001.

ECO do Norte. Órgão Informativo da Associação das Igrejas Batistas do Norte do Paraná, Diretor: Thomas N. Clinkscales, Redator: Agenor H. Ribeiro. Ano I, dezembro de 1951, número especial.

EDISON MASCHIO. Doc Londrina. Londrina, 08, dez. 2011. Disponível em: http://doclondrina.blogspot.com/2011/12/edison-maschio.html?q=maschio. Acesso em: 19 out. 2022.

HARA, Tony. Caçadores de notícias: História e crônicas policiais de Londrina 1948- 1970. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 2000.

JOFFILY, José. Londres-Londrina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

KUPPER, Agnaldo. Do Ginásio Londrinense à UniFil: a edificação de uma história – Londrina: EdUniFil, 2010.

OBERDIEK, Hermann. Responsabilidade e compromisso: serviços médicos em Londrina e as relações de médicos com estes serviços – 1933 – 1971. Tese (Doutorado em História) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Campus de Assis). Faculdade Ciências e Letras, Programa de Pós-Graduação em História, 2008.

PEDRIALI, José Antônio. A Santa Luta da Nossa Casa. 1ª Ed. Londrina, ISCAL Mídio graf, 2012.

PROENÇA, Wander de Lara. Fontes orais e disputas pela memória: uma análise a partir das primeiras produções historiográficas sobre o norte do Paraná. In: Encontro Regional Sul de História Oral, X, 2019, Curitiba. Anais [...] Curitiba: UFPR/ABHO, 2019, p.1-12.

ROLIM, Rivail Carvalho. O policiamento e a ordem. História da polícia em Londrina – 1948-1962. Londrina: EDUEL, 1999.

RUBERT, Gabriela Cristina M. A construção do sagrado: benzedeiras e práticas religiosas em Cambé/Paraná. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual de Londrina, 2014.

SILVA, Maria Nilza et al. Dona Izolina e a Venda dos Pretos: solidariedade e resistência. Londrina: Eduel, 2016.

SILVA, Maria Nilza da; PANTA, Mariana; SOUZA, Alexsandro Eleotério de Souza. Negro em Movimento: a trajetória de Doutor Oscar do Nascimento. Londrina: UEL, 2014. Disponível em: http://www.uel.br/projetos/leafro/ . Acesso em: set. 2023.

SOUZA, Raimundo Soares de. Manual de Gestão Soacial: a promoção da cidadania pelo Lar Batista e CEPAS com infantojovenis em condição de vulnerabilidade em Londrina. Londrina: FTSA, 2022.
Publicado
2024-01-28