INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS E AS POPULAÇÕES IMIGRANTES E MIGRANTES:
SAÚDE, EDUCAÇÃO E FILANTROPIA NO CONTEXTO DE LONDRINA (1930-1950).
Resumo
O artigo é parte do projeto de pesquisa “O fenômeno religioso em Londrina: história e historiografia (1930-1950)”, em andamento, vinculado à Universidade Estadual de Londrina. Tem como objetivo dar visibilidade às instituições religiosas, educacionais e médicas nas suas continuações, semelhanças e diferenças estabelecidas no contexto de populações migrantes e imigrantes, em Londrina entre os anos de 1930-1950. A diversidade de grupos migrantes e imigrantes formadores da região contribuíram para que através da pesquisa fosse realizado o levantamento do papel dessas instituições estabelecidas na cidade de Londrina. A presença de instituições religiosas com discursos de acolhimento, cuidado ou preservação dos princípios e valores propagados na cidade, possibilita a pesquisa sobre a temática. Por isso, buscar entender como os populares construíram os modos de representação e a apropriações da realidade a partir das instituições, será o caminho metodológico investigativo fundamentado em Roger Chartier. Como fonte, são utilizados textos que resgatam a memória sobre as instituições religiosas em Londrina, obras acadêmicas, e bibliografias sobre o contexto histórico do período delimitado. A pesquisa revela, na contextualização histórica, a criação de um núcleo urbano e de uma infraestrutura para receber trabalhadores da Companhia de Terras Norte do Paraná e migrantes interessados na compra de terras, que posteriormente irá se configurar como: hospitais, escolas, creches, dentre outros. Novos resultados ainda são esperados à medida que outros indícios são detectados pelo avanço da pesquisa.
Downloads
Referências
ADUM, Sônia Maria Sperandio Lopes. Historiografia Norte Paranaense: Alguns Apontamentos. In: ALEGRO, Regina C.; CUNHA, Maria de F.; MOLINA, Ana H.; SILVA, Lúcia H. O. (Orgs.). Temas e questões para o ensino de história do Paraná. Londrina: Eduel, 2013, p.3-26.
ARIAS NETO, J. Miguel. O Eldorado: representações da política em Londrina (1930-1975). 2. ed. Londrina: EDUEL, 2008.
ARRUDA, Gilmar; PROENÇA, Wander de Lara. A historiografia do Paraná e o espaço simbólico da universidade: os historiadores, seus lugares e suas regiões (1970-2012). Revista de História Regional, v.18, p.240-263, 2013. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/rhr Acesso em; set. 2020.
BONI, Paulo César. Fincando Estacas: a história de Londrina. Londrina: Ed. Do Autor, 2004.
BRIGUET, Paulo. Coração de Mãe – Londrina: Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, 2017.
CERNEV, Jorge. Liberalismo e colonização: O caso do Norte do Paraná. 1988. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro. 1998.
CERTEAU, MICHEL DE. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.
CHARTIER, Roger. A história hoje: dúvidas, desafios, propostas. Rio de Janeiro: 1994. (Estudos históricos, 7).
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. São Paulo: Estud. Av, 1991.
CHARTIER, Roger. Cultura escrita, literatura e história. Porto Alegre: Artmed, 2001.
ECO do Norte. Órgão Informativo da Associação das Igrejas Batistas do Norte do Paraná, Diretor: Thomas N. Clinkscales, Redator: Agenor H. Ribeiro. Ano I, dezembro de 1951, número especial.
EDISON MASCHIO. Doc Londrina. Londrina, 08, dez. 2011. Disponível em: http://doclondrina.blogspot.com/2011/12/edison-maschio.html?q=maschio. Acesso em: 19 out. 2022.
HARA, Tony. Caçadores de notícias: História e crônicas policiais de Londrina 1948- 1970. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 2000.
JOFFILY, José. Londres-Londrina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
KUPPER, Agnaldo. Do Ginásio Londrinense à UniFil: a edificação de uma história – Londrina: EdUniFil, 2010.
OBERDIEK, Hermann. Responsabilidade e compromisso: serviços médicos em Londrina e as relações de médicos com estes serviços – 1933 – 1971. Tese (Doutorado em História) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Campus de Assis). Faculdade Ciências e Letras, Programa de Pós-Graduação em História, 2008.
PEDRIALI, José Antônio. A Santa Luta da Nossa Casa. 1ª Ed. Londrina, ISCAL Mídio graf, 2012.
PROENÇA, Wander de Lara. Fontes orais e disputas pela memória: uma análise a partir das primeiras produções historiográficas sobre o norte do Paraná. In: Encontro Regional Sul de História Oral, X, 2019, Curitiba. Anais [...] Curitiba: UFPR/ABHO, 2019, p.1-12.
ROLIM, Rivail Carvalho. O policiamento e a ordem. História da polícia em Londrina – 1948-1962. Londrina: EDUEL, 1999.
RUBERT, Gabriela Cristina M. A construção do sagrado: benzedeiras e práticas religiosas em Cambé/Paraná. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual de Londrina, 2014.
SILVA, Maria Nilza et al. Dona Izolina e a Venda dos Pretos: solidariedade e resistência. Londrina: Eduel, 2016.
SILVA, Maria Nilza da; PANTA, Mariana; SOUZA, Alexsandro Eleotério de Souza. Negro em Movimento: a trajetória de Doutor Oscar do Nascimento. Londrina: UEL, 2014. Disponível em: http://www.uel.br/projetos/leafro/ . Acesso em: set. 2023.
SOUZA, Raimundo Soares de. Manual de Gestão Soacial: a promoção da cidadania pelo Lar Batista e CEPAS com infantojovenis em condição de vulnerabilidade em Londrina. Londrina: FTSA, 2022.