Diante do empecilho acadêmico

clientelismo e autoritarismo nos cursos de pós-graduação no Brasil

  • Maxmiliano Martins Pinheiro Universidade Candido Mendes/IUPERJ
Palavras-chave: pós-graduação, clientelismo, autoritarismo, empecilhos

Resumo

Este trabalho, desenvolvido como resumo expandido, tem como objetivo analisar os empecilhos, isto é, os problemas existentes na academia brasileira no tocante aos cursos de pós-graduação stricto sensu. Sendo assim, serão abordados os tópicos que se mostram bastante nevrálgicos na prática docente desse nível de ensino, a saber: o clientelismo que ocorre na seleção para os cursos de mestrado e doutorado, e o abuso de autoridade do professor em relação ao pós-graduando. Uma vez que esta análise abrange o tema da formação do pesquisador como do profissional da educação, compreende-se a questão das desigualdades existentes na pós-graduação como processo de aprendizagem. Espera-se que este resumo contribua para um debate a respeito da conduta da prática docente e da função social da pós-graduação brasileira que precisa ser pautada na transparência e na livre promoção do saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-08-28