"Militarizar escolas não é a solução": argumentos da APP- Sindicato contra o Programa Colégios Cívico-Militares no Paraná

Palavras-chave: Militarização das escolas, Colégios cívico-militares, APP-Sindicato, Comunicação Sindical

Resumo

Para dar visibilidade a posicionamentos antagônicos e contrários à militarização de escolas, a pesquisa toma como fonte de análise o site da Associação dos Professores do Paraná (APP-Sindicato) e interroga: quais os argumentos empregados pela APP-Sindicato contrários ao Programa Colégios Cívico-Militares no Paraná? Trata-se de uma  pesquisa que contou com a  coleta de dados quanti-qualitativa na página da entidade e, à luz de documentos normativos, que serviram de marcadores temporais; o estudo analisa 20 produções disponíveis pelo movimento sindical. Conclui-se que a APP-Sindicato apresentou períodos de latente oscilação nas formas pelas quais fundamenta sua argumentação.

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Biografia do Autor

Gustavo André Oliveira, Universidade Estadual de Londrina
Cursa licenciatura em Letra Português pela Universidade Estadual de Londrina. Instrutor estagiário no Curso Especial Pré-Vestibular da UEL (CEPV). Aluno do Projeto de Iniciação Científica Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA).
Thais Bento Faria, Universidade Estadual de Londrina

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professora colaboradora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Professora pedagoga na Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR). Desenvolve pesquisas sobre políticas educacionais, formação de professores e escola primária rural.

Isabela Medeiros Trindade, Universidade Estadual de Londrina

Cursa Licenciatura em Letras na Universidade Estadual de Londrina.

Julia Stratico, Universidade Estadual de Londrina

Cursa licenciatura em Letras Português na Universidade Estadual de Londrina.

Publicado
2024-08-27