"Na Avenida, Deixei Lá"

Uma análise sociológica da posição da mulher preta carnavalesca na música “A Mulher do Fim do Mundo”, de Elza Soares

  • Ana Carolina de Paula Lima Universidade Estadual de Londrina
  • Fábio Lanza
  • Evelyn Secco Faquin
Palavras-chave: Relações étnico-raciais, Elza Soares, Carnaval, A Mulher do Fim do Mundo

Resumo

Este estudo analisa a música “A Mulher do Fim do Mundo” de Elza Soares (2015), relacionando-a com o pensamento sociológico de Lélia Gonzalez (1987), a fim de compreender o simbolismo do Carnaval brasileiro sob uma perspectiva crítica acerca da posição social da mulher preta. A análise considera as múltiplas camadas do Carnaval, entendendo-o não apenas como uma festa popular, mas também como um rito cultural que carrega significados profundos sobre a sociedade e as mulheres negras. 

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Biografia do Autor

Ana Carolina de Paula Lima, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda em Ciências Sociais, com habilitação em bacharelado, com foco sociológico em análise de relações raciais, pela Universidade Estadual de Londrina; pesquisadora da literatura afrofuturista por meio de Iniciação Cientifica ligada ao projeto Práxis itinerante: novas perspectivas para as juventudes e populações vulneráveis e Os Documentos Inéditos dos Arquivos do SNI (PARANÁ-BR), do projeto Openning the Archives e da CIA (EUA) (CNPQ/FA).

Fábio Lanza

Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e dos programas de Pós-Graduação em Sociologia (UEL) e PROFSOCIO (Rede Nacional UFC). Possui doutorado em Ciências Sociais pela PUC-SP, mestrado e graduação pela UNESP.

Evelyn Secco Faquin

Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina. Vice-Líder dos Grupos de Pesquisa do CNPq "Serviço Social e Saúde, Formação e Exercício Profissional" e "Gestão de Política Social".

Publicado
2024-08-27