Movimento estudantil, educação e democracia sob a mira da doutrina de segurança nacional:
uma análise dos arquivos paranaenses do SNI (1964 - 1985)
Resumo
A partir das evidências apresentadas nas pesquisas preliminares acerca do período de 1964 até 1985 permitiu-se a elaboração desta proposta que tem como objetivo identificar a função social da doutrina de segurança nacional contida nos arquivos do Serviço Nacional de Informação (SNI), propondo uma análise a respeito do estigma da violência, sobre o qual se constrói um “inimigo invisível”, que, ancorada na Ditadura Militar brasileira, torna evidente a necessidade de abordar a educação como ferramenta indispensável no exercício pleno da cidadania e da democracia, logo, uma análise dos documentos do movimento estudantil nos fazem refletir: em nossa atual conjuntura, a educação de fato exerce o papel de consolidar a construção democrática de aprendizado, cidadania e de garantia de direitos, ou seria apenas um reflexo consequente de um campo de repressão e retrocesso? Os documentos aqui analisados nos fazem compreender, portanto, que é através da educação reflexiva que se constrói cidadania.