A formação de professores e os desafios para a inclusão educacional

  • Silvana de Fátima Travensoli do Carmo Secretaria de Estado da Educação do Paraná
  • Vera Lucia Martiniak Universidade Estadual de Ponta Grossa
Palavras-chave: Formação continuada; Prática Pedagógica; Atendimento Educacional Especializado.

Resumo

O estudo teve como objeto a formação docente e centrou-se na seguinte indagação: como a formação continuada contribui na articulação do trabalho pedagógico dos professores da classe regular e do atendimento educacional especializado? O objetivo da pesquisa foi investigar contribuições da formação continuada na articulação do trabalho pedagógico dos professores da classe regular e do AEE e apontar desafios e possibilidades para efetivação do trabalho colaborativo. Os dados foram coletados a partir de questionário aplicados aos professores que atuavam no ensino fundamental e ensino médio. O estudo evidenciou o entendimento dos participantes a respeito da formação continuada e sua importância na articulação teórico-prática como propulsora de ações planejadas para o PAEE

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana de Fátima Travensoli do Carmo, Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Mestre em Educação Inclusiva, Professora da Rede Estadual de Educação

Publicado
2024-08-27