ENTRE PEÇAS, DESCOBERTAS E IMAGINAÇÃO: ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINARES PARA ESTIMULAR O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DO TANGRAM

  • Elaine Cristina Mateus Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Paula Moreira Silva
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem; Jogo de regras; Práticas pedagógicas; Interdisciplinaridade; Diversidade.

Resumo

O estudo investiga a relevância das estratégias de aprendizagem e avalia as contribuições do Tangram como recurso interdisciplinar no desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais dos estudantes, além de investigar sua influência no protagonismo estudantil. Os procedimentos metodológicos foram revisão bibliográfica, explicação e assinatura do termo de consentimento das famílias das crianças, aplicação do Tangram e observação das condutas de 87 estudantes. Os resultados destacam a eficácia do Tangram como ferramenta interdisciplinar. A pesquisa ressalta a importância da diversidade de práticas pedagógicas para promover o protagonismo e a autonomia dos estudantes desde a Educação Básica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Cristina Mateus Santos, Universidade Estadual de Londrina

Estudante especial do Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2023 - 2024). Especialista em Gestão Escolar e Direito Educacional pela Faculdade Serra Geral (2022). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2016). Especialista em Educação Especial Inclusiva pela Universidade do Norte do Paraná - UNOPAR (2015). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade do Norte do Paraná - UNOPAR (2015). Especialista em Neuropsicopedagogia pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR - 2013). Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2012). No Ensino Superior tem experiência como professora, mentora, tutora e preceptora. Professora do Ensino Fundamental e da Educação Infantil na Rede Pública e na Rede Particular.Tem experiência na área da Educação, com ênfase em educação especial, educação inclusiva, formação de professores, práticas pedagógicas, interseccionalidade, étnico-raciais, racismo estrutural, educação a distância, leitura, compreensão de leitura, letramento em leitura, estratégias de leitura e estratégias de aprendizagem. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2481-0916

Publicado
2024-08-27