O Olhar de Udihara Sobre Londrina: Crescimento Urbano e Registros Religiosos nas Décadas de 1930 a 1950
Resumo
Esta pesquisa tem como fonte as fotografias de Hikoma Udihara que documentam eventos em Londrina entre as décadas de 1930 e 1950. Originalmente, Udihara se utilizava de suas fotos para fazer propaganda, uma vez que era negociador exclusivo da Companhia de Terras do Norte do Paraná com a colônia japonesa, com o objetivo de promover as terras da região e atrair imigrantes japoneses. Suas imagens são fundamentais para a memória de Londrina, destacando sua paixão pelo registro de momentos históricos. O trabalho tem como referencial metodológico o livro “Ato fotográfico” de Philippe Dubois, que explora a importância dos cortes espacial e temporal na fotografia. Udihara, um católico devoto, foi o doador dos sinos da Igreja Matriz de Londrina, e sua fé influenciou profundamente suas obras. As fotografias de Udihara não apenas retratam a vida religiosa, mas também capturam o crescimento urbano e social da cidade, sendo um importante legado para a identidade cultural e religiosa de Londrina.