Experiência e Desafios do Migrante Pendular.

  • Theo Goulart Tavares de Lima Araujo Uel
  • Gustavo Costa da Fonseca UEL e PET Geografia
  • Malcol Fernandes Vilerá UEL e PET Geografia
  • Jeani Delgado Paschoal Moura UEL e PET Geografia
Palavras-chave: Geografia Humanista, Fenomenologia, Vivenciar, Experimentar, Migração Pendular, Espaço de Pertencimento, Planejamento de Cidades

Resumo

Os processos migratórios são uma enorme etápa do desenvolvimento da humanidade e os afluentes dela como um todo. Nesse texto buscamos contemplar o fenômeno da migração pendular e como ele se relaciona à uma visão fenomenológica e crítica desse movimento e dos sentimentos, experiências e vivências que ele fomenta ao indivíduo. Adentrar a uma nova percepção desse movimento pendular e gerar reflexões sobre o sistema econômico que a sociedade globalizada se estrutura e como ele interfere no sentir, experimentar e vivenciar do migrante pendular é o grande objetivo desse texto, fomentar uma Práxis Itinerante em diversos caminhos, espaços e paisagens pelas quais o andarilho, seja ele trabalhador ou estudante, caminha. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Costa da Fonseca, UEL e PET Geografia

Graduando em Geografia na Universidade Estadual de Londrina - UEL. Já participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID. Atualmente está vinculado como bolsista no Programa de Educação Tutorial- PET. Sua área de pesquisa é Geografia de Gênero e Fenomenologia.

Malcol Fernandes Vilerá, UEL e PET Geografia

Graduando em Geografia bacharelado pela Universidade Estadual de Londrina, bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET GEOGRAFIA), supervisionado pela Professora Dr. Jeani Delgado Paschoal Moura.

Jeani Delgado Paschoal Moura, UEL e PET Geografia

Formada no Curso de Geografia, Licenciatura Plena (1993) e Bacharelado (1994) e no Curso de Especialização em Ensino de Geografia (1996) pela Universidade Estadual de Londrina/UEL. Possui Mestrado (2001) e Doutorado em Geografia (2010) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Presidente Prudente/SP. Pós-doutorado na Faculdade de Ciências Aplicadas/Unicamp, Campus de Limeira, SP. Foi membro da Comissão Assessora da área de Geografia do ENADE/ INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA, nomeada pela PORTARIA N 155, DE 21 DE JUNHO DE 2011, em exercício nos anos de 2011 a 2013. Foi Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID de Geografia, nos anos de 2012 a 2016. Foi representante de Área do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná/PDE e membro do Núcleo Estruturante Docente (NDE) do Curso de Geografia da UEL. Atualmente é professora do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), atua no Grupo de Estudos em Práticas em Ensino (GEPE/PROGRAD/UEL - Resolução CEPE/CA n. 093/2011). É Tutora do Programa de Educação Tutorial/PET de Geografia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da UEL. É professora formadora no Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE), atuando nas escolas da rede de ensino do estado do Paraná, da rede do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação NAPI Paraná Faz Ciência.Desenvolve pesquisas com ênfase em: 1) Epistemologia da Geografia; 2) Ensino de Geografia Escolar e Formação de Professores; 3) Geografia Humanista e Fenomenologia; 4) Geografia dos Riscos e Educação; 5) Educação Ambiental; 6) Formação para a docência no Ensino Superior.Líder dos Grupos de Pesquisa (Diretório CNPq):- Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia; - Grupo de Pesquisa em Fenomenologia, Geografia Educação.

Publicado
2024-08-27