Uma análise acerca da sociologia no Referencial Curricular no Ensino Médio do Paraná

Uma análise acerca da sociologia no Referencial Curricular no Ensino Médio do Paraná

Palavras-chave: Ensino Médio. Ensino de Sociologia. Reformas.

Resumo

Proposta de resumo encaminhada ao GT 11 - Empresariamento e Militarização da educação: crítica, resistência e defesa

da escola pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Maria Sousa Lima, UEL

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Mestra em Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Especialista em Sociologia para o Ensino Médio e Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Fez estágio de pós-doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão em Educação. Foi coordenadora do Prodocência (CAPES/UEL). Ocupou o cargo de Pró-reitora de Graduação da UEL/PR e foi coordenadora do PPGSOC/UEL. Atua na Área de Metodologia e Prática de Ensino de Sociologia, no Curso de Graduação em Ciências Sociais; no Curso de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Sociologia) PPGSOC/UEL, na linha de Pesquisa: Desigualdades, Cidadania e Cultura; no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO/UEL) e no Curso de Especialização em Ensino de Sociologia da UEL. É colaboradora no LENPES/UEL (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia) e no GEDUC/UEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Básica e Superior). É professora associada do Departamento de Ciências Sociais e Supervisora de Estágio Curricular de Sociologia na UEL. Participa do FOPE (Fórum Permanente dos Cursos de Licenciaturas da UEL), do NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros), coordena o NDE/C.Sociais (Núcleo Docente Estruturante) e o LAB-ESCREVIVÊNCIAS (Laboratório de Escrevivências Socioantropológicas e Educacionais). Atualmente ocupa a função de Diretora do SEBEC/UEL (Serviço de Bem-estar à Comunidade).

Adriana Regina Jesus, UEL

Possui graduação em Pedagogia e Especialização em Sociologia da Educação pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (Bolsista do Programa Nacional de Pós Doutorado/Capes). Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Avaliadora da Educação Superior- MEC-INEP do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Participa da Comissão Avaliadora da Pró-reitora de Iniciação Cientifica da UEL. Associada a ANPED- Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Parecerista ad hoc em periódicos da área de educação. Líder do grupo de estudos e pesquisa cadastrado no CNPq: Currículo, Formação e Trabalho Docente e este é constituído por uma rede envolvendo pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Universidade Federal do Sul da Bahia e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Universidade de Évora - Portugal, entre outros. Líder do grupo de estudos e pesquisa cadastrado no CNPq: Gênero, Currículo e Educação tendo como parceiros, pesquisadores do Programas de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Formação de Professor, Currículo e Gênero. Participa do Conselho Editorial Nacional da Revista Imagens da Educação. Editora da Revista Educação em Análise do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Publicado
2024-08-27