A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE LETRAS PORTUGUÊS- A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

  • João Paulo dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Letícia Araújo Figueiredo Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Eduarda Teixeira Universidade Estadual de Londrina
  • Natalia Soares Neves Universidade Estadual de Londrina
  • Raquel de Carvalho Paiva Universidade Estadual de Londrina
  • Cláudia Lopes Nascimento Saito Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: interação, afetividade, ensino superior remoto

Resumo

Introdução: Partindo da premissa de que a Educação se funda em três domínios- cognitivo, psicomotor, mas também afetivo -, é razoável pensar em propostas pedagógicas que contemplem a afetividade. Entretanto, ter a preocupação com uma metodologia de ensino que abarque esses três domínios, no âmbito do Ensino Superior, durante uma pandemia e, consequentemente, de ensino remoto, torna-se um grande desafio. Com base na teoria da aprendizagem vygotskiana que toma a Teoria da Enunciação de viés bakhtiniano para o enfoque com finalidades didáticas da linguagem e do discurso, assim como nas reflexões advindas da Teoria da Pedagogia da Afetividade, estudada por teóricos da psicologia como Piaget, Vygotsky, Wallon (1992) e outros, que essa pesquisa foi idealizada. Objetivo: Apresentar uma síntese de resultados da aplicação do instrumento Formulário Google aos alunos do 1ºano de Letras Português de uma instituição de Ensino Público, após terem cursado o 1º bimestre do ano letivo de 2020, de forma não presencial, e refletir até que ponto a boa interação professor/aluno é uma significativa condição de aprendizagem no processo de formação inicial, especificamente, no contexto vigente. Resultado: A percepção do aluno quanto à interação dos docentes das cinco disciplinas cursadas e quanto a uma postura motivacional por parte dos mesmos reforça a importância da afetividade para o processo de ensino/aprendizagem. Considerações Finais: O professor da Educação Superior precisa se atentar para a importância de manter uma relação interpessoal afetuosa com os alunos no processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado
2021-01-22