A UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NO I JULGAMENTO NACIONAL DE DIREITO ELEITORAL E O DOMÍNIO DE NOVAS TECNOLOGIAS

  • Beatriz Scherpinski Fernandes Universidade Estadual de Londrina
  • Gabriel Cavalcante Cortez Universidade Estadual de Londrina
  • Pâmela Paulino Gonçalves Universidade Estadual de Londrina
  • Viviana Samara Yoko Matsui Universidade Estadual de Londrina
  • Juliana Kiyosen Nakayama Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Disseminação de informações, Moot Eleitoral, Mídias virtuais

Resumo

As mídias digitais promovem a disseminação célere e efetiva do saber jurídico. Assim, imperioso se faz o conhecimento quanto à utilização de novas tecnologias associadas à transmissão de informações. O objetivo deste projeto reside no âmago dos futuros profissionais do Direito valerem-se de novas tecnologias para disseminação de saberes junto à sociedade, transmitindo as discussões jurídicas de maneira simplificada à população. Neste viés, em harmonia com o de programa de formação complementar nº 562, em meados de 2020, os autores do presente texto participaram do I Julgamento Simulado em Direito Eleitoral, na qualidade de representantes do primeiro grupo de competidores em Direito Eleitoral da Universidade Estadual de Londrina. Aventuraram-se, portanto, em aprender sobre os mecanismos audiovisuais e técnicas de imagem. Através do câmbio de informações, foi possível utilizar ferramentas simples para a participação no mencionado evento, cuja transmissão se fez plataforma virtual Youtube. Foram utilizados smarthphones, fones de ouvido, iluminação e acesso à Internet. Os resultados obtidos foram a maior acessibilidade aos meios virtuais de comunicação e a importância da conectividade digital no cenário contemporâneo, permitindo a conexão instantânea com diferentes pessoas. Desta forma, conclui-se que a atuação no evento de Direito Eleitoral permitiu o aprendizado e o acesso às novas tecnologias relacionadas à veiculação de transmissão. Cada vez mais se exige a presença dos recursos tecnológicos vinculados à imagem do profissional jurista, constituindo ferramenta indispensável de divulgação e disseminação do sujeito perante ao público destinatário, principalmente no que tange ao mercado de trabalho e nas carreiras jurídicas.

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Publicado
2021-01-22