ADAPTAÇÕES DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR NO ENSINO DE FISIOTERAPIA FRENTE A PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
Introdução: Os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 à educação exigem novas estratégias pedagógicas para a formação de profissionais éticos, críticos e reflexivos. Objetivo: Descrever as adaptações realizadas no Programa de Formação Complementar no Ensino de Fisioterapia (PFCF): estimulação do raciocínio clínico por meio da observação e discussão da prática profissional. Metodologia: O PFCF teve início em 2011, já envolveu cerca de 450 estudantes de Fisioterapia na observação e discussão da prática profissional, com objetivo de favorecer a integração dos conteúdos e o desenvolvimento do raciocínio clínico em Fisioterapia. A proposta atual se desenvolve por reuniões virtuais, teve início com o apoio da Coordenação do Colegiado para continuidade do programa; recrutamento de novos docentes e divulgação junto aos estudantes do curso. Os tutores elaboraram casos clínicos e cada grupo selecionou um caso para estudar. O tutor tem papel de facilitador do processo e os alunos deverão elaborar um vídeo sobre o caso com a participação de professores das diferentes séries e pós graduandos. Os vídeos produzidos serão avaliados, selecionados e premiados. Resultados: Participam 16 docentes e 89 estudantes distribuídos em 14 grupos, 15 (1ª série), 41 (2ª série), 23 (3ª série) e 10 (4ª série). Os vídeos produzidos poderão ser utilizados em aulas e disponibilizados para estudo individualizado. Considerações Finais: O programa oferece nova abordagem pedagógica para melhorar as competências dos estudantes de Fisioterapia por meio da discussão de casos e produção de vídeos. A visão das novas gerações, afeitas à tecnologia, permite criativas soluções que melhoram a aprendizagem.