ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Resumo
O transtorno do espectro autista (TEA) caracteriza-se por comprometimentos na comunicação e interação social e por padrões repetitivos e restritos de comportamentos ou interesses. A pessoa com TEA é considerada, para efeitos legais, pessoa com deficiência, tendo assim direito de acesso à educação em todos os níveis, incluindo a educação superior, através de serviços de acessibilidade que promovam sua inclusão. O número de matrículas de autistas no ensino superior está crescendo: em 2013 havia 243 matrículas, enquanto em 2018 houve 1357. Ou seja, gradualmente, mais alunos com TEA têm acessado o ensino superior, o que expressa a importância de discutir o processo de inclusão de autistas no âmbito acadêmico. Este trabalho objetiva identificar e discutir artigos que analisem especificidades da vivência de graduandos autistas no ensino superior, tal como intervenções exitosas para seu acesso e permanência. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados nacionais e internacionais em busca de trabalhos sobre TEA no ensino superior. Dois artigos foram selecionados, lidos, apresentados e discutidos na reunião do Projeto de Pesquisa em Ensino intitulado "Grupo de estudos sobre estudantes com deficiências e altas habilidades no ensino superior". Eles abordavam, respectivamente, experiências acadêmicas de alunos com TEA e o desenvolvimento de um programa de transição e apoio para a faculdade para alunos autistas. Concluímos que a discussão dos trabalhos evidenciou a falta de informações sobre a situação e a acessibilidade da pessoa com TEA no ensino superior, bem como a necessidade de maior produção científica sobre sua efetiva inclusão escolar.