ANÁLISE DOS ASPECTOS ÉTICOS RELACIONADOS À COVID-19

  • Yasmin Gonçalves Siqueira Universidade Estadual de Londrina
  • Nathália Góes Artoni Universidade Estadual de Londrina
  • Eduarda Virto Palomino Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Vitória Monteiro da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Amanda Peixoto Bravo Universidade Estadual de Londrina
  • Elma Mathias Dessunti Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Ética, Enfermagem, Covid-19

Resumo

INTRODUÇÃO: A Covid 19 é uma zoonose que foi considerada uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde em março de 2020. A partir da necessidade de compreensão da doença, docentes de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL) implementaram um projeto para análise de aspectos técnicos e éticos relacionados a patologia. O OBJETIVO deste trabalho é: descrever a experiência do estudo dos aspectos éticos relacionados da Covid 19 em um projeto de ensino. METODOLOGIA: A aplicação do Arco de Maguerez, até a etapa de hipótese de soluções foi a metodologia utilizada. O público-alvo foram 30 alunos do primeiro ano do curso de graduação em enfermagem e as atividades foram desenvolvidas pelo ensino remoto emergencial. RESULTADOS: Após encontros de análise de problemas éticos no contexto da Covid 19, foram levantados os conteúdos para estudo com leituras obrigatórias, visualização de vídeos e entrevistas. Também foi ministrado uma aula na qual foram apresentados os princípios das teorias da bioética principialista e bioética crítica. Em sínteses coletivas foram elencadas possíveis respostas a conflitos éticos advindos da pandemia como: o limite da autonomia, a necessidade de beneficência, justiça distributiva e redução de iniquidades. Correlações da bioética com pressupostos liberais e progressistas foram debatidos. CONCLUSÃO:  A complexidade de respostas éticas, no contexto da Covid 19, gerou hipóteses de solução de problemas diversificadas e as vezes contraditórias. O método, no entanto, se mostrou eficaz para o aprendizado de princípios teóricos que podem nortear decisões neste campo do saber.

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Publicado
2021-01-25