ANATOMIA RADIOGRÁFICA INTRAORAL – CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO COMPLEMENTAR PARA SÍNTESE E FIXAÇÃO
Resumo
Com o surgimento da web na década de 1990 foi possível uma expressiva mudança no processo de ensino-aprendizado. Tanto no ensino presencial quanto remoto, o aprendizado dos estudantes ocorre, também, via recursos didáticos sistemáticos como regulamentado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Dessa forma a aplicação de questionários por meio digital é um importante recurso de estímulo para os estudantes. O ensino de Radiologia Odontológica demanda experiência e análise minuciosa de exames radiográficos a fim de identificar, em um primeiro momento, estruturas anatômicas e suas variações. Nesse contexto, foi elaborada uma apostila composta por breve conteúdo teórico e atividades de fixação voltadas à anatomia radiográfica intraoral. Para elaboração da apostila foram utilizadas radiografias intraorais digitais ou digitalizadas arquivadas no acervo do setor de Radiologia Odontológica e Imaginologia da Universidade Estadual de Londrina. Como forma de aplicação dos questionários utilizou-se o aplicativo Google Formsâ cujo link será disponibilizado no site da disciplina de Radiologia Odontológica, de forma que o aluno possa responder online. Com isso, espera-se poder realizar uma avaliação formativa do estudante, além de permitir ao aluno uma aprendizagem significativa por meio de um processo dinâmico e ativo com um material didático complementar que pode ser acessada facilmente por computadores, tablets e smartphones.