APLICATIVO PARA AUXILIAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Resumo
Os dispositivos computacionais tornaram-se aliados no processo de aprendizagem em várias áreas de conhecimento e em diversos níveis escolares. O conjunto de possibilidades com o uso deles aumenta ativamente com o desenvolvimento de aplicativos específicos para a construção de conhecimento. Voltado para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, o projeto encontra-se em desenvolvimento, portanto serão relatadas suas fases. O Aplicativo para Ensino de Matemática será desenvolvido para dispositivo móvel (Android), apresentando o seguinte cenário: cultivo de uma planta em seu ciclo completo, serão necessários cuidados com luminosidade e umidade. Para isso, serão executadas as seguintes ações: (a) implementação de simulador do desenvolvimento da planta (aplicação das fases de crescimento reais ao mundo virtual, incluindo possíveis penalidades em caso de falha nos cuidados com a planta), (b) extração de dados do ciclo de vida da planta para desenvolvimento de tarefas matemáticas e (c) desenvolvimento de interface amigável e de fácil compreensão para a faixa etária de 4o e 5o anos do Ensino Fundamental. O desenvolvimento do simulador apresenta as seguintes fases: análise de requisitos, especificação de rotinas e procedimentos, implementação de protótipo e testes. O projeto encontra-se na fase de especificação das rotinas. Com o desenvolvimento do presente projeto proporcionará aos estudantes envolvidos a experiência no desenvolvimento de projeto computacional em suas diversas fases. Aos usuários, esperamos contribuir com recurso educacional digital para auxiliar no processo de aprendizagem, desenvolvendo no aluno o hábito de realizar tarefas diárias (cuidar de sua planta associando conceitos matemáticos).