APOSTILA DIGITAL E INTERATIVA: BASES DA APLICAÇÃO DOS RAIOS X EM RADIODIAGNÓSTICO ODONTOLÓGICO

  • Erika Terumi Tomisaki Universidade Estadual de Londrina
  • Guillermo Enrique Blanco Ballesteros Universidade Estadual de Londrina
  • Jefferson Luis Oshiro Tanaka Universidade Estadual de Londrina
  • Elisa Emi Tanaka Carloto Universidade Estadual de Londrina
  • Evelise Ono Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: materiais de ensino, educação em odontologia, estudantes de odontologia

Resumo

Nos últimos anos, e principalmente na atual situação de pandemia e ensino remoto, o avanço das mídias digitais tem feito com que novas técnicas, materiais e procedimentos enriqueçam o processo de ensino-aprendizagem, permitindo uma maior, mais rápida e mais qualificada disseminação do conhecimento. Os materiais didáticos passaram a adquirir um grau de interatividade, direcionando e apoiando o aprendizado. Quanto mais diversificado o material, mais nos aproximamos das diferentes realidades dos estudantes e dos diferentes estilos de aprendizado. Além dos textos para leitura, o material deve conter recursos que facilitem a apreensão do conteúdo seja por meio de imagens, vídeos ou outras mídias. O objetivo deste trabalho é auxiliar no processo ensino-aprendizagem do aluno de graduação por meio da produção de um material didático complementar interativo.  Após revisão de literatura e criação de esquemas e ilustrações animadas, está sendo desenvolvida uma apostila de Radiologia Odontológica, voltada para os alunos de graduação em Odontologia. Foi utilizado o programa PowerPoint® para a confecção de GIFs e imagens explicativas e o software Adobe Indesing® para a diagramação da apostila, que será salva e disponibilizada em formato ePub. A apostila será dividida em três volumes: Fundamentos e bases para aplicação dos raios X, Técnicas e Interpretação radiográfica. Espera-se que a construção de um texto digital beneficiado pela inserção de ilustrações, animações, gráficos, fotografias, quadros, possa torná-lo mais atraente e compreensivo, contribuindo para um melhor desenvolvimento do conteúdo em ensino presencial e remoto, tanto para aqueles que contribuíram para sua construção quanto para os leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-25