ATIVIDADES PARA O ENSINO DE ESPANHOL NO LABORATÓRIO DE LÍNGUAS/LEM/UEL NO CONTEXTO REMOTO

  • Vânia Santana Sales Universidade Estadual de Londrina
  • Valdirene Zorzo-Veloso Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: atividades remotas, ensino de espanhol, Laboratório de Línguas

Resumo

Neste trabalho apresentamos a importância da realização do estágio curricular obrigatório da Licenciatura em Letras Espanhol no Laboratório de Línguas/LEM/UEL, que permite o contato direto com o contexto docente que também atende a vertente extensionista da graduação. Por suas características, este contexto nos proporciona a adaptação e a criação de atividades personalizadas para o ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE). Nosso objetivo é mostrar as possibilidades de realização de atividades direcionadas ao ensino de ELE, principalmente no ambiente remoto. Para isso, apresentaremos algumas das atividades aplicadas aos alunos, do nível 1, da turma do 2º semestre de 2020. As principais ferramentas utilizadas fazem parte do G-Suíte da Google. Foi criada uma sala de aula no Google Classroom utilizado como canal de acompanhamento assíncrono. Para as atividades síncronas utilizamos o Google Meet.  A Jamboard, como lousa digital, onde os alunos puderam interagir em grupos. Concluímos que o Laboratório de Línguas/LEM/UEL proporcionou muito aprendizado por oferecer apoio logístico e pedagógico não só da disciplina 6EST112, mas também de sua Coordenação, vinculada ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas/CLCH/UEL. Destacamos o fato de estarmos em uma situação na qual não nos permite aulas presenciais, em virtude da pandemia da COVID19, mas desse modo podemos perceber que é possível, mesmo por meios remotos, com o apoio de ferramentas digitais, adaptar, criar e possibilitar espaços de interação,  imprescindíveis para a prática docente na atualidade. Em suma, criar atividades que proporcionem aos alunos aulas atrativas e eficientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-25