BUSCA DE UM CORPO EXTRA-COTIDIANO A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DA BIOMECÂNICA TEATRAL DE MEYERHOLD

  • Elisângela do Amaral Corrêa Universidade Estadual de Londrina
  • Camilo Scandolara Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: trabalho, biomecânica, plástica, desenho-de-ações

Resumo

Introdução: Vsévolod Meyerhold (1874 -1940) buscava fugir do realismo acadêmico e do naturalismo. Buscou inspirações no Teatro Oriental, no Teatro de Feira, nos acrobatas e na Commedia Dell’Arte.  Começou a se interessar mais pela plástica de seus atores, ou seja, em como os atores e atrizes pudessem desenvolver suas ações em cena a partir da racionalização dos movimentos. Repensando a lógica da criação teatral que estava baseada no texto, o encenador trouxe á tona um outro meio de comunicação onde o gesto mostrava o que a palavra não alcançava, habilidades e virtuosismo como os dos mestres da tradição da  Commedia Dell’ Arte. Além disso, deveriam cativar seus espectadores e criar uma fantasia, ao mesmo tempo em que mostravam o contexto histórico de suas épocas. Assim, criou a Biomecânica Teatral. Objetivo: Os exercícios de treinamento da Biomecânica, trabalham partes especificas do corpo, como pés, mãos, peito, quadril, etc. Metodologia: Busca-se posições específicas para cada parte do corpo, e em como cada uma delas executa determinadas ações pré-programadas/estabelecidas. Alguns trabalham principalmente pés e/ou pernas; outros, trabalham as mãos; outros, os olhos, e assim por diante, mas também devemos estar atentos ao nosso corpo todo e em como cada  parte do corpo ajuda a realizar o movimento, mesmo trabalhando mais uma parte específica do que outra. Resultados: Um corpo-máquina, que realiza movimentos programados. O desenho-de-ações se dá no espaço, através da plástica corporal pensada como uma obra-de-arte. Conclusão: O trabalho de atriz durante a pandemia têm sido árduo e angustiante.

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Publicado
2021-01-25