CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO COMPLEMENTAR PARA INTERPRETAÇÃO RADIOGRÁFICA DE LESÕES INTRAÓSSEAS NOS MAXILARES

  • Vanessa Kaomi Koyama Kido Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Julia Furlan Universidade Estadual de Londrina
  • Elisa Emi Tanaka Carloto Universidade Estadual de Londrina
  • Jefferson Luis Oshiro Tanaka Universidade Estadual de Londrina
  • Evelise Ono Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Material didático, Educação Continuada em Odontologia, Odontologia, Interpretação Radiográfica

Resumo

Atualmente, a aplicação de novas tecnologias de informação e comunicação na educação têm sido marcantes e têm feito com que novas modalidades de materiais e procedimentos auxiliem o processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, os usuários têm acesso à informação com maior facilidade, por meio de materiais didáticos complementares disponíveis em sites, aplicativos, pdfs interativos entre outros, contribuindo para uma maior e mais rápida disseminação do conhecimento. Em Radiologia Odontológica, considera-se a interpretação de lesões intraósseas um dos conteúdos mais desafiadores no processo ensino-aprendizagem. Com isso, o objetivo deste trabalho é construir um material didático complementar, para facilitar a aprendizagem e auxiliar no processo diagnóstico dessas lesões, tanto para estudantes e profissionais de Odontologia, favorecendo a educação permanente. Após revisão de literatura e seleção de imagens radiográficas a partir dos arquivos da Clínica Odontológica Universitária (em associação ao projeto de pesquisa 1200, cadastrado na PROPPG desta instituição), está sendo criado um Pdf interativo no software Adobe InDesign®. Esquemas e ilustrações estão sendo criados no programa CorelDRAW Graphics Suite®. Espera-se que, com esse material, o usuário passe a ter acesso fácil a informações técnicas atualizadas, por meio de um material interativo, e com isso, que o aluno ou profissional possa aprimorar o seu aprendizado, proporcionando melhora na sua formação, com reflexo na atenção a sociedade.

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Publicado
2021-01-26