DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIA POLÍTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O ensino de Ciência Política (CP) vem se constituindo como uma área de conhecimento e de pesquisa, adquirindo espaço e reconhecimento acadêmico como área temática, tanto no cenário internacional, através de fóruns promovidos por associações científicas como a International Political Science Association (IPSA), American Political Science Association (APSA), International Studies Association (ISA) e a European Political Science Network (EpsNet), como no contexto brasileiro, por meio da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Com o objetivo de explicitar os avanços nesta área e os principais desafios, este trabalho apresenta um breve panorama sobre a relação entre ensino e pesquisa na CP brasileira, a fim de contribuir para o debate, através da ideia de “imaginação politológica” à luz do conceito difundido por Wright Mills, denominado “imaginação sociológica”. Objetiva-se discorrer sobre os desdobramentos políticos e metodológicos desta perspectiva, argumentando sobre o caráter científico da reflexão operada pela CP, bem como sobre o sentido de uma forma de pensamento sensível às crises, ao entendimento sobre o impacto das decisões políticas na vida individual e coletiva, na compreensão sobre o lugar da política na vida em sociedade. Para tanto, o trabalho realiza uma análise bibliográfica e apresenta considerações teórico-metodológicas sobre as potencialidades desta perspectiva. Por fim, são apresentadas algumas estratégias de ensino que visam reforçar o caráter democrático dos debates e da participação em sala de aula.