ELABORAÇÃO DE UM EXEMPLO DIDÁTICO DE ESTATÍSTICA APLICADA A CIÊNCIAS CONTÁBEIS

  • Luana Rafaela Grecco Universidade Estadual de Londrina
  • Luana Ayumi Tamura Universidade Estadual de Londrina
  • Larissa Ribeiro de Andrade Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Contabilidade, Educação Estatística, Teste t

Resumo

O ensino da estatística é um desafio. Apesar de praticamente todas as áreas de pesquisa precisarem do apoio estatístico para verificar hipóteses científicas, o aluno de graduação não entende a sua importância nem sua aplicação. Para aproximar o conteúdo do aluno, é importante que o ensino seja contextualizado para a sua área, em especial no caso de ciências contábeis, que é o público-alvo desse projeto. O objetivo desse trabalho é desenvolver um exemplo didático, aplicado à contabilidade, abordando o conteúdo de Teste de Hipóteses para comparação de médias. Para isso, nos baseamos em um banco de dados disponibilizado como padrão no software Tableau, que trata de uma simulação de uma super loja que atua na América Latina. Dentre as muitas variáveis envolvidas na superloja, escolhemos analisar o valor de venda dos produtos, comparando as regiões de atuação Norte e Sul. Para tanto, realizamos um teste t para comparar as médias de vendas nas duas regiões. De acordo com o teste t a 5% de significância, em média, a região Norte tem um valor de venda maior (2198,52) que o valor de venda da região Sul (1999,73). A análise estatística desse banco de dados aplicados à contabilidade foi apenas o início desse trabalho. Esperamos aprofundar muito mais no assunto ao longo do projeto. De início percebemos que a utilização de bancos de dados existentes pode ter uma barreira didática. Por outro lado, a motivação desses estudos foi muito válida.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-26