ELABORAÇÃO DO ATLAS DIGITAL DE HISTOLOGIA SISTÊMICA DA UEL: REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO EM UM PROJETO DE ENSINO

  • Sergio Domingos da Silva Filho Universidade Estadual de Londrina
  • Nicole Camila D’Áquila Gonçalves Universidade Estadual de Londrina
  • João Vitor Pereira Universidade Estadual de Londrina
  • Leonardo Scopinho Heise Universidade Estadual de Londrina
  • Osny Ferrari Universidade Estadual de Londrina
  • Fábio Goulart de Andrade Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Ensino, Tecidos, Livro didático, Imagens histológicas

Resumo

Os projetos de ensino, no contexto de formação universitária, apresentam-se como um canal para articulação de diversos campos do saber, visando oferecer aos estudantes experiências pedagógicas pouco exploradas nos cursos de bacharelado. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi discutir a participação estudantil na elaboração do livro atlas de Histologia Sistêmica da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Composto por docentes do Departamento de Histologia e por estudantes de cursos de bacharelado das áreas da saúde e das ciências agrárias, o projeto catalogou e compilou imagens histológicas de acordo com os sistemas orgânicos presentes em animais. Os capítulos produzidos, organizados conforme esses sistemas orgânicos, estão sendo editados para construir o Atlas Digital de Histologia Sistêmica. A construção do projeto ainda se utilizou da visão do estudante, valorizando seu repertório teórico, e buscou desenvolver o conteúdo abordado de forma acessível ao aprendizado nas disciplinas de graduação e pós-graduação da UEL, bem como de outras instituições. Este exercício pedagógico de elaboração de um material teórico a ser utilizado por outrem mostrou-se também como um treino de empatia quanto ao processo de difusão de conhecimento. Ademais, criou condições para a autonomia e a autorregulação da própria aprendizagem por parte dos estudantes participantes. Desta forma, o envolvimento de acadêmicos em projetos de ensino como este, que tragam experiências formativas diversas, contribui para o desenvolvimento nas áreas cognitiva, social e afetiva, com acréscimo em habilidades intelectuais. Igualmente, resulta em vivências que a organização curricular tradicional dos cursos de bacharelado não proporcionaria.

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Publicado
2021-01-26