ENSINO DE LIBRAS NA LICENCIATURA PARA ESTUDANTES CEGOS: ADAPTAÇÕES PARA O ENSINO REMOTO
Resumo
A disciplina Língua Brasileira de Sinais (Libras) é obrigatória nos cursos de licenciatura. Com o ensino remoto emergencial, a equipe do Núcleo de Acessibilidade (NAC) da UEL foi desafiada a promover o suporte a um estudante cego para aprendizagem dos sinais durante as aulas práticas da disciplina. O tema é justificado pela lacuna na área da Educação Especial sobre o assunto e tem-se por objetivo apresentar ações realizadas na promoção deste apoio. O atendimento educacional especializado foi realizado por uma monitora com conhecimento de Libras e a metodologia empregada foi pesquisa bibliográfica; estudo do programa, cronograma, material didático e vídeos utilizados na disciplina sendo realizados atendimentos síncronos semanais entre a monitora e o estudante. Além do ensino de sinais, nos atendimentos iniciais foram trabalhados exercícios de lateralidade para introduzir a descrição dos sinais. Observou-se que as descrições disponibilizadas em dicionários de Libras não atenderam a especificidade do estudante tendo sido feitas adaptações de acordo com os movimentos e gestos da realidade do discente. Com autorização do docente responsável pela disciplina, a monitora participou das aulas síncronas para descrição ao estudante em tempo real. Os resultados demonstram que o suporte educacional possibilitou o acesso ao conteúdo acadêmico, a autonomia e autoimagem do estudante como capaz de aprender. Conclui-se que a aprendizagem de sinais por um estudante cego, foi possível mesmo diante das limitações impostas pelo ensino remoto. Faz-se necessário mais estudos na área, principalmente no ensino remoto e assim garantir a inclusão de todos os estudantes independente da deficiência.