ESTUDO MORFOFISIOLÓGICO DE TECIDO EPITELIAL: PORTA DE ENTRADA DO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-COV-2). ATIVIDADES REALIZADAS EM 2020

  • Vitória Borges Bertuchi Universidade Estadual de Londrina
  • Janaína Assis de Castro Gomes Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Sérgio Gimenez Cremonez Universidade Estadual de Londrina
  • Roberta Elza Alves Cremonez Universidade Estadual de Londrina
  • Eliane Victoriano Universidade Estadual de Londrina
  • Daniela de Oliveira Pinheiro Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: COVID-19, Morfologia, Pandemia, Tecido Epitelial

Resumo

No final de 2019, foi descoberto o Novo Coronavírus, causador da doença COVID-19 e março/20 foi declarada pandemia. Sabe-se que o vírus entra no organismo pelo tecido epitelial de revestimento, o que torna imprescindível estudar morfofisiologicamente os epitélios e permitir que graduandos da saúde estejam atualizados cientificamente. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi relatar a experiência de graduandos de Nutrição/UEL na participação do programa de ensino remoto. Foram realizados 12 encontros na plataforma Google Meet (1-3h cada) de maneira expositiva e dialogada para os graduandos inscritos sob a supervisão de 5 docentes, 1 doutorando e 1 graduando.  As apresentações contaram com leitura de textos atuais e discussões sobre diferentes tecidos e os danos causados pelo Novo Coronavírus. Foram 36 alunos que tiveram formação complementar e aprofundada em epitélios, principalmente por estudos morfofisiológicos de diferentes tipos, enfatizando epitélio respiratório e olfatório, além de atualizações sobre as descobertas da COVID-19 e a relação do vírus com diferentes tipos de células/tecidos. Foram promovidas aulas virtuais, incentivo a leitura de textos, estudos dirigidos e discussões de dados atuais. Trinta alunos contribuíram voluntariamente respondendo ao questionário de avaliação online mencionando a relevância do projeto: 80% acreditam que os conteúdos são muito relevantes e 93% relatam que o contato com esse tema motivou o aprendizado. Sendo assim, é possível concluir que o programa instruiu os graduandos quanto ao estudo morfofisiológico detalhado de diferentes tipos de epitélio de revestimento como forma de complementar e melhorar a qualidade de ensino, principalmente durante a pandemia.

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Publicado
2021-01-26