ESTUDO SOBRE O EFEITO DO FEEDBACK NA APRENDIZAGEM DE HABILIDADES MOTORAS
Resumo
A literatura em Aprendizagem Motora demonstra que diferentes fatores podem potencializar a aquisição de habilidades motoras, como o estabelecimento de metas, as instruções, a organização e distribuição da prática. Neste trabalho, destaca-se o fornecimento de feedback, o qual desempenha algumas funções, como motivacional, de orientação e de direcionamento de atenção. Assim, entende-se que, conhecer as funções do feedback pode desempenhar papel decisivo no ensino de habilidades motoras. O presente trabalho teve por objetivo o estudo e discussão de aspectos relativos ao feedback, com foco específico na habilidade do saque no voleibol. Devido a impossibilidade de atividades presenciais, foram realizadas 10 reuniões virtuais, na plataforma Google Meet, que ocorreram semanalmente e contou com a participação de estudantes da graduação e pós-graduação e um professor de Educação Física. Para as reuniões foram selecionados capítulos de livros e artigos científicos para fundamentar as discussões e o estudo sobre o tema. A partir das discussões ocorridas em grupo, foram elaborados pontos relativos ao efeito do feedback na aprendizagem dessa habilidade motora, assim como o uso de instrumentos para a avaliação da aprendizagem do saque. Com o intuito de avaliar a apropriação dos conhecimentos adquiridos após os encontros, foi elaborado um questionário na plataforma Google Forms e solicitou-se que os participantes o respondessem antes e após as reuniões. Pode-se observar que o projeto auxiliou no desenvolvimento pessoal e acadêmico do autor e dos demais alunos participantes, proporcionando maior contato e engajamento com a pesquisa. Os participantes demonstraram maior apropriação dos conhecimentos estudados.