EXPECTATIVAS E MÉTODOS DE ENSINO NA PERSPECTIVA DOS DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UEL

  • Valdete de Oliveira Mrtvi Universidade Estadual de Londrina
  • Jaqueline dos Santos Ferrarezi Universidade Estadual de Londrina
  • Fernando Kaname Westphal Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: métodos de ensino, ensino de administração, expectativa profissional

Resumo

A formação no ensino superior envolve diferentes saberes, entre eles, os saberes pedagógicos (PIMENTA, 1997). Assim, compreender as práticas docentes, e a experiência dos alunos a partir de suas expectativas e percepções acerca da qualidade do ensino, é imprescindível para o constante aprimoramento da prática docente e do próprio curso. O objetivo do estudo foi identificar as expectativas acadêmicas dos estudantes e sua percepção acerca da qualidade do curso e dos métodos de ensino aplicados na graduação em Administração da UEL. A pesquisa, de natureza quantitativa, foi conduzida por meio de um survey com 391 alunos em 2018. Os resultados apontam que, que motivos mais frequentes de escolha do curso foram: a existência de amplo mercado de trabalho (38,6%); e, a abertura do próprio negócio (15,9%). Os indicadores de qualidade mais importantes foram a adequação do projeto pedagógico às demandas de mercado (40,7%), e os docentes com uma formação equilibrada quanto à qualidade acadêmica e à experiência profissional (39,1%). Com relação a frequência de utilização dos métodos de ensino destacaram-se: aulas expositivas com recursos audiovisuais; exercícios em grupo; estudos de caso fictícios; e, exercícios individuais. Apesar do alto nível de satisfação dos alunos com o curso (74%), com destaque para o impacto da atuação docente na qualidade percebida, parte dos estudantes indica que o curso não atende às expectativas. Os resultados podem nortear políticas de melhoria do curso considerando aspectos estruturais, gerenciais e pedagógicos.

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Publicado
2021-01-26