GRUPO DE ESTUDOS EM PRÁTICAS DE ENSINO/GEPE: FORMAÇÃO DOCENTE NA UEL

  • Evelyn Secco Faquin Universidade Estadual de Londrina
  • Marilene Cesário Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Cristina Paes Leme Giffoni Cilião Torres Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Formação Docente, Ensino Superior, GEPE, UEL

Resumo

O Grupo de Estudos em Práticas de Ensino (GEPE), promove ações integradas aos cursos de graduação e pós-graduação da UEL, tendo como objetivo primeiro criar espaços de reflexão e aprimoramento da prática docente por meio de ações que possibilitem aos docentes refletirem sobre suas experiências de ensino, compreenderem mais elaboradamente a relação pedagógica que se estabelece no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando reavaliação e reelaboração da ação formativa. As temáticas trabalhadas pelo GEPE, estão diretamente relacionadas às necessidades apontadas pelos docentes da Universidade, identificadas por meio de pesquisa realizada em 2019: estratégias didático-pedagógicas para o dia-a-dia em sala de aula; metodologias para o ensino; metodologias ativas; uso de tecnologia educacional e avaliação da aprendizagem. Em 2019 o grupo também contribuiu na realização do “Encontro Estadual de Docência Universitária”, em parceria com a UNICENTRO E UEPG, proporcionando trocas de experiências sobre a formação docente. No ano de 2020, devido a pandemia COVID-19, o GEPE participou como um dos organizadores do evento “VIRTUEL: refletindo e capacitando”, contribuindo por meio de seus membros no debate dos temas: concepção de Ensino Remoto; ferramentas para encontros síncronos e assíncronos; planejamento e avaliação das atividades remotas e saúde mental em tempos de pandemia. Também no VIRTUEL, coordenou atividade exclusiva com os Colegiados de Curso de Graduação com vistas a identificar os desafios enfrentados por estes e socializar experiências de enfrentamento do contexto de excepcionalidade. Como forma de continuidade das ações no momento está oferecendo uma formação continuada sobre a avaliação da aprendizagem no ensino remoto emergencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-27