INTERAÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA - CONTEXTO ACADÊMICO

  • Marta A. Oliveira Balbino dos Reis Universidade Estadual de Londrina
  • Thaisa Aparecida Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Silvana Salino Ramos Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem, espanhol LE, formação inicial e continuada

Resumo

Esta comunicação é um relato de experiência sobre uma prática realizada com funcionárias da zeladoria de um dos Centros de Estudos da Universidade Estadual de Londrina – UEL. O embasamento teórico para a organização das atividades fundamenta-se em estudos sobre estratégias de aprendizagem e autonomia na aprendizagem (O’Malley y Chamot, 1990; Oxford, 1990). Configura-se como uma iniciativa profícua que potencializa a oferta de outras práticas nesse nível, as quais contribuem tanto para preparação dos professores em formação (discentes), como para formação continuada dos profissionais da instituição. O objetivo foi proporcionar e desenvolver conhecimento linguístico do espanhol, para comunicação real no contexto de trabalho, com alunos e/ou professores de espanhol e com estrangeiros que transitam pela universidade em cursos de graduação e pós-graduação do Centro de Letras e Ciências Humanas – CLCH. As atividades foram desenvolvidas por meio de um minicurso de espanhol, como uma das ações implementadas pelo Centro de Auto Acesso – CAA, Programa de Formação Complementar do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas do qual participam colaboradores docentes e discentes dos cursos de Letras Estrangeiras Modernas. O minicurso foi organizado sob orientação de uma docente do Programa, com a contribuição de três discentes a ele vinculadas. A carga horária foi de 20 horas e participaram seis funcionárias da universidade. A prática mais contundente entres as atividades foi a de observar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelas alunas na elaboração dos materiais, segundo as características do grupo, sempre considerando a interação e a comunicação entre as aprendizes e as discentes ministrantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-27