LAMENTOS, CASCALHOS E GRUPETOS: O GESTO VOCAL GOSPEL DO CANTOR MATTOS NASCIMENTO NA CANÇÃO “FORTE E TREMENDO”
Resumo
A performance vocal na música gospel tem sido estudada nos últimos 40 anos, mas esta pesquisa ainda é escassa no Brasil; a maioria dos trabalhos sobre a música gospel por aqui possuem um caráter histórico-social. Com o crescimento da população evangélica brasileira, a música gospel expandiu de um canto das comunidades negras norte americanas que possuía uma melodia e ritmos sincopados muito característicos, para a lenta apropriação de outros gêneros musicais. Uma parcela dos cantores gospel brasileiros persistem com o uso dos gestos vocais característicos do gospel raiz, e foi objeto deste trabalho. O estudo teve três objetivos: 1. Compreender a origem e evolução do canto gospel; 2. Identificar o gesto vocal gospel a partir das ferramentas de análise de canto gospel desenvolvidas por Boyer (1979) e Legg (2010); 3. analisar os ornamentos vocais descritos por Boyer e Legg no gesto vocal de Mattos Nascimento, (cantor brasileiro) na canção “Forte e Tremendo”. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a música gospel abordando a origem e principais características do gênero musical nos EUA, e sua “adaptação” em terras brasileiras. A seguir, foi realizada a análise de uma canção gospel nacional, “Forte e Tremendo”, gravada em 1994 por Mattos Nascimento, utilizando as indicações de análise das técnicas de canto gospel afro-americano, estudadas por Boyer e Legg. A análise identificou 15 ornamentos vocais semelhantes aos descritos por Boyer e Legg na performance de Mattos Nascimento. O estudo apontou uma possibilidade de critérios de análise musical específicos para o gesto vocal gospel.