LENPES E PIBID DE CIÊNCIAS SOCIAIS: PESQUISAS COLABORATIVAS E INTERNACIONALIZAÇÃO COM FOCO NA FORMAÇÃO CONTINUADA

  • Ângela Maria de Sousa Lima Universidade Estadual de Londrina
  • Renata Schlumberger Schevisbiski Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: formação continuada, internacionalização, pesquisa colaborativa

Resumo

Além de todo trabalho pedagógico na área de formação inicial, impulsionado tanto pelo LENPES (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia) quanto pelo PIBID/CAPES (Programa de Bolsas de Iniciação à Docência), há uma variedade de atividades de ensino desenvolvidas por ambos, de modo integrado, na formação continuada de egressos/as da Licenciatura de Ciências Sociais da UEL. Portanto, esta proposta de trabalho pretende especificá-las e narrar seus significados para a profissionalização do/a professor/a-pesquisador/a, demarcando também a relevância deste Laboratório e deste Programa de apoio à docência para o aprimoramento da parceria entre a graduação de Ciências Sociais, o estágio curricular de Sociologia e as demandas/expectativas trazidas pelos/as professores/as que atuam no Ensino Médio, especialmente nas escolas públicas de Educação Básica da região. Entre estas atividades destaca-se: pesquisas colaborativas sobre evasão, juventudes,  experiências de ensino remoto nas escolas estaduais do PR e seus impactos nas condições de trabalho docente; produção/disseminação de relatos e artigos em coletâneas organizadas com egressos/as e na Revista Eletrônica LENPES/PIBID Ensino de Sociologia em Debate; Ciclo Internacional de Debates sobre Desigualdades e Jornadas de Humanidades com as escolas de Ensino Médio; Cursos de Formação Continuada com docentes de Portugal (CES/Coimbra) e da UNC/Argentina.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-27