LENPES E POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO NOS CURRÍCULOS DAS LICENCIATURAS DA UEL: INDISSOCIABILIDADE PESQUISA/ENSINO

  • Leonardo Augusto de Campos Universidade Estadual de Londrina
  • Ângela Maria de Sousa Lima Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Currículo, Formação Docente, Gestão Educacional, Políticas de Saúde

Resumo

Objetivamos apresentar algumas ações do LENPES (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia) e sua integração com a pesquisa em andamento “Políticas públicas e gestão nos currículos das Licenciaturas da UEL no contexto da pandemia: uma Problematização sociológica”, que, entre outras finalidades, busca problematizar nos 16 PPCs (Projetos Pedagógicos de Curso) das Licenciaturas da UEL, por meio da pesquisa documental, a inserção dos componentes curriculares políticas públicas e gestão educacional, exigidos pelo Art.13 da Resolução CNE/CP nº 02/2015, que define diretrizes nacionais para a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica. De maneira geral, a pesquisa investiga sociologicamente a contribuição da Resolução CNE/CP nº 02/2015 e sua incidência na qualidade pedagógica da política curricular da graduação nesta universidade. Deste modo, apresenta importante contribuição ao teorizar e investigar concepções de currículo, de planejamento, de gestão da graduação e da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão-gestão. Tais ações também são elementos de preocupação do LENPES que tematiza a formação inicial e continuada de professores das Ciências Sociais, focando na elaboração de materiais didáticos, nas pesquisas sobre juventudes e sobre desigualdades socioeducacionais. Em suma, este trabalho intenciona apresentar quais atividades de pesquisa/ensino, docentes e discentes da Licenciatura em Ciências Sociais, integrados ao Programa de Formação Complementar e em ações de Iniciação Científica, focados nas temáticas que envolvem a Educação Básica, desenvolvem no sentido de aprimorar e redimensionar a formação docente e a identidade do professor-pesquisador nesta área de conhecimento.

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Publicado
2021-01-27