MONITORIA ESPECIALIZADA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
O presente trabalho refere-se à atuação da equipe do Núcleo de Acessibilidade da UEL na oferta de monitoria especializada à estudantes público-alvo da Educação Especial no período de ensino remoto emergencial em decorrência da pandemia da Covid-19. Justifica-se pela excepcionalidade do momento e escassez de produções na área da Educação Especial no Ensino Superior. Tem por objetivo descrever a atividade de monitoria realizada pela estagiária de Pedagogia. Para tanto, como metodologia partiu-se do envio de formulário Google para levantamento das demandas no início do ensino remoto, destacando-se solicitações de apoio para trabalhar temáticas como procrastinação, organização, gerenciamento do tempo, memória, acesso à conteúdo acadêmico, uso da tecnologia, entre outros. Para atender as mesmas organizou-se no site do núcleo "Orientações de Estudo”, com textos de consulta rápida e slides. Identificado quem se beneficiaria da monitoria, iniciou-se contato assíncrono por e-mail, no qual os esboços são discutidos em reunião para os devidos ajustes em relação à empatia, assertividade e promoção de autonomia, a monitora indica leituras específicas, além de tutoriais, sites de orientações de conteúdo acadêmico; entre outros. As atividades síncronas referiam-se ao agendamento de atendimento por meio do Google Meet para compreensão mais detalhada do estudante ou discussão de um tema, além de estratégias a serem adotadas, orientação e discussão das rodas de conversa oferecidas mensalmente. Os resultados apontam aceitação desta forma de atendimento. Conclui-se que a proximidade etária e vivência contribuíram para o êxito do trabalho e que a oferta do suporte deverá continuar e ampliar para outros estudantes acompanhados.