MONITORIAS: ESTRATÉGIA DE ENSINO DISCENTE-DISCENTE

  • Barbara Nicole Rosa Universidade Estadual de Londrina
  • Cláudio Henrique Cabral Marsola Universidade Estadual de Londrina
  • Driele Pimenta Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Leonardo Gonçalves Barbosa Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Vitoria Lazarin Universidade Estadual de Londrina
  • Avacir Casanova Andrello Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: discente-discente, monitoria, ensino de física

Resumo

Entendendo as dificuldades de adaptação dos discentes, recém-chegados do Ensino Médio, em relação a linguagem utilizada no ambiente acadêmico, as mudanças de caráter organizacional as quais os mesmos têm de seguir, bem como o enfrentamento das novas metodologias aplicadas na graduação, entendemos ser necessário construir o projeto Monitorias. O objetivo é criar um ambiente favorável de aprendizagem, em que as dúvidas são tiradas por outros discentes de anos mais avançados. As monitorias ocorriam de forma presencial na sala de permanência dos Petianos, porém, com a pandemia, foi necessário fazer a adaptação para que pudessem ocorrer de forma remota. Utilizamos a plataforma Google ClassRoom. As monitorias se mostraram de grande ajuda aos calouros e também revelou seu potencial para discentes de anos mais avançados, pois não limitamos o acesso. Na versão remota, as monitorias alcançaram alunos do Ensino Médio e de graduação de outras universidades. Consideramos o projeto muito importante em relação a permanência estudantil, bem como na melhoria do ensino em relação ao aprofundamento em métodos e conceitos que, por muitas vezes, não são explorados nas aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-27