NIETZSCHE/DELEUZE/GUATTARI: O CURRÍCULO ATRAVÉS DO RIZOMA
Resumo
A justificativa deste tema de Iniciação Científica encontra-se na possível conexão entre uma filosofia nômade em Friedrich Nietzsche e uma filosofia imanente vinda do inusitado conceito epistemológico de Rizoma em Gilles Deleuze e Félix Guattari. O objetivo consiste em uma nova experimentação face ao currículo tradicional, desterriotorializando a escolaridade em si mesma como proposta. A metodologia deste trabalho encontra-se pautada em Pesquisa Bibliográfica – leitura, análise e problematização das obras Nietzsche e a Filosofia (2018), Mil Platôs (2019) e do texto Pensamento Nômade (2006). Os resultados foram aparecendo à medida que constituímos estudos e pesquisas em graduais descobertas e em uma delas, observamos nos currículos da educação básica aos cursos de pós-graduação um privilégio acentuado das ciências em relação à árte e à filosofia. Assim, nossas pesquisas perscrutaram uma prática mais conceitual do ensino, e dos agenciamentos entre educador e educando, em vista da quebra das noções mercadológicas de ensino tratando nossa pesquisa como uma saída pela “revolta”. Esta saída nos ofereceu uma outra descoberta, que é a da possível distinção conceitual entre escolaridade e educação, no sentido de fortalecer a Linha de Pesquisa Subjetividade e Contemporaneidade da nossa graduação, ressignificando as práticas de ensino. Por fim, nossas considerações em andamento, aliam-se ao que trabalhamos em nossos encontros do Grupo de Pesquisa acerca de uma Filosofia da Diferença e qual a possibilidade de lidar com problemas pedagógicos como interesses filosóficos.