NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA GRADUAÇÃO: UMA PROPOSTA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

  • Ana Giulia Soares Martines Universidade Estadual de Londrina
  • Luiz Ricardo da Luz Universidade Estadual de Londrina
  • Camila Massumi Lima Ono Universidade Estadual de Londrina
  • Kethelin Conti Biondo Universidade Estadual de Londrina
  • André Felipe Antoneli Flaquer Universidade Estadual de Londrina
  • Victor Hugo Alves Okazaki Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Educação Física, PET, Ensino

Resumo

O Programa de Educação Tutorial (PET) tem por objetivo o desenvolvimento de atividades acadêmicas por meio de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar, que estimula a formação de profissionais e docentes, por meio da formulação de novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior. Assim, estimulando o espírito crítico e a introdução de novas práticas pedagógicas na graduação que contribuem com a política de diversidade e com a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação. Considerando o acima exposto, o presente trabalho objetivou descrever as atividades de ensino realizadas pelo PET de Educação Física (PET-EF) da Universidade Estadual de Londrina. As atividades de ensino realizadas durante 2020 foram: mesas redondas com base em artigos científicos, CinePET (filme ou documentário temático para discussão e reflexão), Rodas de conversas com profissionais de áreas da Educação Física e afins, YouPET (aulas ministradas pelos próprios bolsistas de maneira supervisionada) e cursos de curta duração (excel, metodologias ativas, redação acadêmica e StreamYard). Dentre as características do programa PET, a horizontalidade se torna fundamental para proporcionar que os discentes se envolvam na formulação e execução dessas atividades, aumentando o interesse na realização das mesmas, facilitando o aprendizado dos temas propostos. O mesmo acontece com o envolvimento dos discentes nas atividades de aula, que se demonstra por meio do PET-EF como uma forma eficaz de estimular os discentes na melhoria de sua formação profissional e acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-27