O ATOR E A MARIONETE: JOGO CÊNICO DA CONSTRUÇÃO DO BONECO À ENCENAÇÃO

  • Gabriel Santos Rafael Universidade Estadual de Londrina
  • Mauro Roberto Rodrigues Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Teatro de boneco, Construção, Ator-Bonequeiro, Linguagem Corporal

Resumo

O resultado deste artigo é sobre a pesquisa sobre o jogo cênico como força motriz entre o ator e a marionete, que por meio desse jogo, se entrança a técnica em designar e animar a marionete, e de outro, a técnica relacionada ao ator e atriz do Século XX. Que diante dessas duas nuances, é capaz de compreender de maneira histórica dedutiva, a relação concomitante entre a marionete criada e desenvolvida pelo ator bonequeiro e que diante dessa prática fomenta o jogo cênico que permite a criação de espetáculos, e de outro, a marionete como projeção do treinamento físico desempenhado pelos encenadores em busca de uma teatralidade independe ao que estava sendo criado no Século XIX. Para isso, construímos um boneco do zero, e já, desde o início do trabalho, propunhamos os princípios do trabalho de ator junto a marionete, do croqui no papel onde idealizamos o boneco, aos objetos e materiais a serem construídos, assim como a discussão e influência na construção do texto sobre a figura da marionete sobre nosso tempo. A conclusão que se manifesta são princípios que que interligam à criação entre boneco e bonequeiro, o papel do ator-bonequeiro em desempenhar uma pesquisa que concilie a tradição e a contemporaneidade conectada ao jogo cênico.

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Publicado
2021-01-27