O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET GEOGRAFIA) NAS MÍDIAS SOCIAIS

  • Breno Nogueira Coltro Universidade Estadual de Londrina
  • Carlos Cassiano Dalto Universidade Estadual de Londrina
  • Lucas Alessandro Macedo Teixeira Universidade Estadual de Londrina
  • Jeani Delgado Paschoal Moura Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Divulgação científica, Mídias Sociais, Geografia

Resumo

As mídias sociais vêm assumindo importância na divulgação científica e contribuem para a criação de novos conteúdos, facilitando a interação com pesquisadores, instituições e comunidade externa. O objetivo deste trabalho é mostrar como o grupo PET de Geografia está conseguindo disseminar para a sociedade as suas atividades de pesquisa, ensino e extensão a partir da interação no ciberespaço. Como metodologia foram utilizados os principais meios de comunicação da atualidade, como o instagram, o facebook, além da criação e hospedagem de um site próprio do grupo PET, na plataforma Wix.com que apresenta informações relativas às diferentes atividades realizadas pelo grupo. Nesse período de isolamento social, várias atividades do PET foram abertas à comunidade universitária e externa proporcionando a interatividade com um público maior, se comparado aos trabalhos promovidos presencialmente. Ao aderir as mídias sociais o PET encontrou resultados satisfatórios, pois nas atividades remotas houve a presença de estudantes e professores de várias universidades do país, além de estudantes da própria UEL. Pudemos perceber também que alunos e professores de Geografia são os que mais se fizeram presentes. Desde a implantação das mídias sociais o PET de Geografia tem conseguido disseminar as suas atividades e criar uma importante relação entre sociedade e universidade pública. Conclui-se que as mídias sociais representam um apoio importante na divulgação científica e esperamos aperfeiçoar esse trabalho para atrair um público maior e diverso, colocando assim o PET de Geografia cada vez mais a serviço da comunidade.

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Publicado
2021-01-27