ORGANIZAÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Resumo
Com o isolamento social decorrente da pandemia do Covid 19 as atividades acadêmicas do Grupo de Estudos sobre Estudantes com Deficiência e Altas Habilidades/superdotação no Ensino Superior iniciadas em 2018 foram adaptadas à nova realidade. O tema justifica-se pela atualidade da situação enfrentada pela comunidade interna e externa. O objetivo deste trabalho é apresentar a organização do grupo de maio a novembro de 2020. Para garantir a continuidade do estudo foi utilizada como metodologia reuniões por meio de Google Meet. Observou-se a baixa participação dos integrantes do projeto nesta configuração. Para favorecer a participação de outras pessoas e manter o trabalho já consolidado, optou-se por divulgar amplamente as reuniões. Assim, foram elaborados cartazes com informações sobre cada tema de reunião, data, horário, contato da coordenadora do projeto, link da reunião e Quick response code (QR code). Para facilitar a participação dos interessados foram mantidos dia da semana, horário e link. Os cartazes foram enviados sistematicamente por e-mail e postados em sites institucionais e redes sociais. Os resultados apontam para a) participação de estudantes, profissionais da educação com e sem deficiência, da UEL e de outras instituições públicas e privadas de Londrina e demais localidades do estado; b) realização de 14 reuniões quinzenais de duas horas de duração; c) discussão de temas definidos coletivamente, conforme as demandas de profissionais da educação e discente sobre o ensino remoto emergencial. Conclui-se que as reuniões online ampliaram a participação de diferentes pessoas, enriquecendo as discussões teóricas e práticas.