PENSAMENTO LÓGICO DEDUTIVO NA PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

  • Ana Clara de Pontes Martins Universidade Estadual de Londrina
  • Beatriz Signori Lonardoni Universidade Estadual de Londrina
  • Bella Rocxane Martins Fligliaggi Universidade Estadual de Londrina
  • Gustavo Lopes Perosini Universidade Estadual de Londrina
  • Leonardo Gustavo Ronchin Alves Universidade Estadual de Londrina
  • Ricardo Cezar Ferreira Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: pensamento lógico-dedutivo, problemas matemáticos, resolução de problemas

Resumo

Todos os anos o curso de Matemática recebe novos estudantes que apresentam uma formação bastante heterogênea dos conteúdos matemáticos relacionados à educação dos Ensinos Fundamental e Médio. Muitos apresentam lacunas em sua formação que geram índices preocupantes de evasão e reprovação nas disciplinas, principalmente no primeiro ano do curso. A fim de minimizar estes obstáculos e auxiliar os estudantes que sentem necessidade e interesse em suprir falhas sobre sua compreensão da Matemática, este projeto de ensino propõe favorecer a elaboração do pensamento lógico dedutivo, estratégico e consistente, desenvolver a capacidade de resolver problemas e estimular a autonomia do estudante. Para tanto, alunos do curso, que estão nos anos finais e que participam como colaboradores neste projeto, selecionaram problemas significativos e desafiadores, que permitem a exploração de estratégias de resolução, que podem estimular o público alvo a resolver as questões com olhar crítico e investigativo. A metodologia adotada é a Resolução de Problemas pois esta permite ao aluno elaborar um plano e executá-lo, buscar soluções, analisar, falhar, começar de novo, expor suas estratégias, discutir com seus colegas as soluções apresentadas, verificar se o resultado obtido realmente satisfaz o problema e se existem ainda outras formas de solucionar o problema. Em consequência, a metodologia de Resolução de Problemas contribui para a construção do conhecimento matemático, o desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento crítico, pois coloca o aluno diante de questionamentos que possibilitam o pensar por si próprio, deixando a mera reprodução de conhecimentos transmitidos.

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Publicado
2021-01-27