PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE NO ÂMBITO DAS INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAÚDE

  • Andressa Costa Nazar Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Carolina Souza de Lima Universidade Estadual de Londrina
  • Gilselena Kerbauy Lopes Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Equipe multiprofissional, Formação Profissional, Infecção Hospitalar

Resumo

Introdução: O controle das infecções relacionadas à assistência à saúde é essencial para garantir a segurança do paciente, e consequentemente deve compor as temáticas de estudo na formação da equipe multiprofissional de saúde. Objetivo: Identificar a percepção de estudantes e profissionais integrantes do Programa de Formação Complementar “Estudos das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde’’, com relação à experiência no programa. Metodologia: Pesquisa qualitativa, que empregou questionário semiestruturado aplicado ao término das atividades anuais do Programa de Formação Complementar, composto por perguntas com foco nas potencialidades, fragilidades e sugestões ao referido programa. Resultados: Dos 28 integrantes do programa de formação complementar participaram da avaliação do programa, 74,9% eram graduandos de enfermagem, 17,9% graduandos de farmácia, 3,6% técnicos de enfermagem e 3,6% residentes em enfermagem. Entre as potencialidades, destacaram-se: “assuntos pertinentes aproximando para a realidade hospitalar”, “apresentação de forma didática e atenciosa” pelos docentes do programa, e “maior capacitação dos profissionais de saúde” frente aos temas abordados. As contribuições apontadas foram: aprimoramento do “raciocínio clínico e crítico durante a assistência” frente a prevenção e controle das infecções no ambiente hospitalar, “consolidação do conceito de equipe multidisciplinar” melhorando a comunicação em prol do paciente. Quanto as fragilidades “temas extensos e complexos” abordados em um “curto período”. Os participantes, sugeriram que os temas, sejam incluídos na grade curricular. Conclusão: Os relatos indicam que o programa cumpriu seu papel na complementação de conteúdos para formação dos futuros profissionais da saúde, bem como a necessidade de inserir os temas nas grades curriculares.

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Publicado
2021-01-27