PROGRAMA DE ENSINO DA REVISTA ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PSICOLOGIA: INTERAÇÃO DA GRADUAÇÃO COM A PÓS-GRADUAÇÃO
Resumo
Introdução: a revista Estudos Interdisciplinares em Psicologia (EIP) está com uma década de atividades, tendo avançado em termos de qualidade e conseguido manter sua periodicidade. Um dos passos importantes para isto foi a criação do programa de ensino da revista em 2018, que teve por objetivo integrar os acadêmicos de graduação e de pós-graduação da UEL nas suas atividades, garantindo agilidade do processo editorial e, simultaneamente, promovendo a aprendizagem de um dos passos da produção científica. Objetivo: objetiva-se relatar as atividades desenvolvidas pelo programa de ensino da revista EIP ao longo de seus dois anos de atividade, ressaltando-se as especificidades dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos de graduação de e pós-graduação. Metodologia: os trabalhos foram divididos em quatro frentes de trabalho: (1) reuniões científicas com alunas de pós-graduação em Psicologia da UEL; (2) grupos de alunos de graduação ouvintes das reuniões; (3) grupo de divulgação da revista; (4) grupo de alunas responsáveis pela marcação e inserção em bases HTML. Resultados: as reuniões científicas ocorreram nas sextas-feiras e contavam a discussão dos artigos submetidos (metodologia, qualidade, respeito às normas, etc.). As decisões editoriais iniciais eram realizadas nestas reuniões, assim como a atribuição de pareceristas. Alunos de graduação participavam como ouvintes e realizavam trabalhos de divulgação de artigos no Facebook (leitura e criação de chamadas para público leigo). Conclusões: o trabalho desenvolvido no programa foi fundamental para o compromisso da revista com a qualidade e periodicidade de suas publicações e favoreceu o ensino em níveis de graduação e pós-graduação.