PROJETO DE MONITORIA NÃO PRESENCIAL DO PET MATEMÁTICA UEL

  • Allysson Antonucci de Campos Universidade Estadual de Londrina
  • Beatriz de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Gustavo Sylvio de Paula Menani Universidade Estadual de Londrina
  • Leonardo Gustavo Ronchin Alves Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Antonio Liboni Filho Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: ensino não presencial, monitoria acadêmica, plataformas digitais

Resumo

Devido a suspensão das atividades presenciais, decorrente da pandemia do Covid-19, o Brasil passou a enfrentar os diversos desafios do ensino não presencial. Com isso, projetos de ensino como monitorias acadêmicas presenciais acabaram ficando defasados, prejudicando assim os alunos. O seguinte trabalho visa mostrar as adaptações do projeto de monitoria acadêmica do PET Matemática da UEL e descrever como este projeto tem sido realizado de maneira remota em tempos de pandemia. A monitoria online utiliza um grupo de WhatsApp onde as dúvidas são enviadas pelos alunos em horários previamente estabelecidos. Além do aplicativo de mensagens, também é oferecida a opção de utilizar a plataforma Google Meet para o atendimento. O projeto teve início em abril e a divulgação do grupo foi feita nas redes sociais do PET Matemática e com ajuda de professores do departamento. Por meio de plataformas virtuais, a monitoria ganhou maior visibilidade, expandindo assim seu alcance, que antes era restrito aos discentes da UEL, proporcionando o atendimento de estudantes de diversas regiões do Brasil. Atualmente, o grupo de monitoria conta a presença de 140 membros, e desde 17/05/2020, já foram atendidos mais de 40 estudantes. Por fim, embora a essência da monitoria acadêmica tenha se mantido, a experiência de realizar este projeto de modo online se mostrou um desafio, devido à necessidade de adaptar o atendimento aos meios tecnológicos e ao público maior e mais diversificado.

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Publicado
2021-01-28