REFLEXÕES EM TORNO DA PEDAGOGIA DO CANTO NA LICENCIATURA EM MÚSICA

  • Gustavo Crevelato dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Rafael do Nascimento Tulli Universidade Estadual de Londrina
  • Heloiza Branco Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Canto, Licenciatura em Música, Pedagogia do Canto

Resumo

O aluno da Licenciatura em Música da UEL que escolhe o percurso de Canto, visando atuar como professor de canto em estúdio particular, em escolas de música ou mesmo nas escolas da rede pública precisa de acesso a informações complementares capazes de construir uma prática pedagógica embasada em performance vocal. O Projeto de Ensino ‘Reflexões em torno da formação do professor de canto na Licenciatura em Música’ pretende aprofundar o conhecimento da temática ligada aos pilares da performance em canto: relações entre corpo, mente, emoção e canto; respiração; articulação; ressonância e repertório de diversos gêneros vocais. Atualmente com dez alunos, cerca de seis deles já atuando como professores de canto, o Projeto tem funcionado através de reuniões semanais remotas, em que são discutidos textos cuidadosamente escolhidos e previamente lidos, com levantamento de dúvidas, expansão de conceitos, observação do entendimento do outro em confronto com o seu próprio entendimento, e a contextualização dos dizeres com a experiência de cada um enquanto aluno e professor de canto. A partir deste espaço de reflexão, pretende-se contribuir para a formação de um profissional com visão crítica e emancipada sobre as questões com as quais vai se deparar enquanto professor de Canto.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-28