RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ANÁLISE DE ASPECTOS CLÍNICOS RELACIONADOS A COVID-19

  • Juliana Mortari Florencio Universidade Estadual de Londrina
  • Giovanna Pereira de Souza Universidade Estadual de Londrina
  • Luana Graziely Parra da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Lucas Mologni, Elaine Alves Universidade Estadual de Londrina
  • Elma Dessunti Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Covid-19, Enfermagem, Estudo de caso

Resumo

Introdução: A Covid 19 é uma doença nova, uma emergência de saúde pública de importância internacional. Visando a necessidade de compreensão de medidas para redução da infectividade da doença, docentes da Universidade Estadual de Londrina (UEL) implementaram um projeto para análise de aspectos técnicos e éticos relacionados a patologia. O objetivo deste trabalho é: Descrever a experiência do estudo dos aspectos clínicos da Covid 19 em um projeto de ensino. Metodologia: O estudo de caso foi a estratégia utilizada, bem como o ensino remoto emergencial. Trinta discentes do primeiro ano do curso de Enfermagem da UEL participaram das atividades. Os seguintes itens foram estudados: agente etiológico; epidemiologia; transmissibilidade; fisiopatologia; sinais e sintomas; fatores de risco e condutas clínicas em casos leves. Todos realizaram uma síntese individual dos elementos descritos. A seguir, o grupo selecionou alguns dos participantes para apresentarem cada um destes temas em reunião virtual com uso de recursos audiovisuais. Estes foram instruídos pelos docentes sobre as técnicas de exposição oral.  Resultados: Considerando que os participantes são estudantes da primeira série, o nível de discussão dos casos clínicos superou as expectivas. O protagonismo do estudante no processo, a apropriação do método de estudos de caso e a oportunidade de utilização da plataforma google meet, se configuram como elementos positivos. Conclusão: Os alunos aprofundaram o conhecimento sobre os temas. O ensino remoto emergencial não comprometeu o protagonismo do discente. O tema Covid 19 foi elemento de motivação demonstrando o benefício de tratar conteúdos compatíveis com a realidade vivida pelos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-28