RELATO DE EXPERIÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE A COVID-19 NA PERSPECTIVA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

  • Maria Victória Soares de Souza Universidade Estadual de Londrina
  • Bianca Marcelli dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Liandra Raphaella de Lima Holanda Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Eduarda Braga de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Luiza Fiori Milani Universidade Estadual de Londrina
  • Elma Mathias Dessunti Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Covid-19, Enfermagem, Sistema Único de Saúde

Resumo

INTRODUÇÃO: A Covid-19 é uma doença nova, que constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Neste momento de pandemia, muito tem-se falado sobre a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento de questões de saúde pública.  O OBJETIVO deste trabalho é: Relatar a experiência do projeto de ensino: Conversas online com alunos de graduação em enfermagem sobre a Covid-19, na perspectiva do SUS. METODOLOGIA: O público alvo foram 30 estudantes da primeira série do Curso de Graduação de Enfermagem da UEL. Os conteúdos foram trabalhados utilizando metodologias ativas, como: situações problemas e seminários. A estratégia utilizada para as atividades a distância foi o ensino remoto emergencial, com a utilização da plataforma Google meet. RESULTADOS: O nível de discussão sobre a importância do SUS dentro e fora do contexto de pandemia configurou um debate fundamentado do tema. O protagonismo do estudante no processo de ensino e aprendizagem, a apropriação de métodos de resolução de problemas, bem como a oportunidade de utilização da plataforma Google meet, se apresentaram como elementos positivos no projeto. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os objetivos do projeto foram alcançados. O Ensino Remoto Emergencial possibilitou atividades não presenciais sem comprometer o protagonismo do estudante no processo de ensino e aprendizagem. A correlação do tema Covid-19 com o SUS foi um elemento importante na motivação das ações demonstrando o benefício de tratar os conteúdos relacionados a formação profissional a partir de temas ou eventos relacionados a realidade vivida pelos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-28