RITUAL: ESTUDO PARA UM PROCESSO SOLO
Resumo
A presente pesquisa procura convergências entre o teatro e o ritual, mais especificamente ligados ao Candomblé, com intuito de criar uma cena solo que será apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso. Traz como ponto de partida os cantos de tradição, os itãs (lendas), os Orixás e seus arquétipos, e as memórias do terreiro em que sou filho de santo em busca da ancestralidade. Num primeiro momento, foi realizado o levantamento bibliográfico de encenadores que dialogassem com o tema proposto, encontrando alguns autores com Luciano Mendes de Jesus, Inaycira Falcão dos Santos e Antonin Artaud. Essas leituras dialogaram com o treinamento psicofísico, com foco no corpo e no movimento do Candomblé. Porém, com a pandemia do novo Covid-19, o processo tem se voltado para os cantos de tradição. Deste modo, começo a identificar caminhos de relação das linguagens, como se a melodia escorresse para o corpo, trazendo movimentos singulares. O trabalho tem resultado em pequenas experimentações, que tem sido gravadas e postadas em rede social. Pretendo aprofundar a pesquisa e ampliar o olhar para assim produzir um trabalho verticalizado no teatro. Pretendo ainda apresentar um experimento cênico até julho de 2021.