SERVIÇO SOCIAL, FORMAÇÃO E TRABALHO PROFISSIONAL: A CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DE CAPACITAÇÃO
Resumo
O Projeto de Pesquisa em Ensino intitulado “Qualificação, atualização e monitoramento da formação profissional em Serviço Social” tem por objetivo propiciar a qualificação do processo formativo de assistentes sociais e estudantes de Serviço Social, contribuindo para o aprimoramento do exercício profissional. Enquanto uma primeira ação do projeto objetivando nos aproximar à realidade profissional enviamos um questionário, através da plataforma Google Docs, aos assistentes sociais e bacharéis em Serviço Social de Londrina e região para identificar os conteúdos que necessitam ser trabalhados em uma proposta de capacitação, considerando as demandas e requisições que se colocam ao trabalho profissional e que perpassaram o processo formativo. Até o momento contamos com a participação de 53 pessoas, sendo que destas, 46 são do sexo feminino, 42 atuam como assistentes sociais, 19 são graduadas, 27 especialistas, 6 mestres e 1 doutora. É importante ressaltar que a expressiva maioria (32) concluiu o curso de graduação na UEL. Sobre os conteúdos a serem trabalhados em uma capacitação, os mais recorrentes foram: Projeto Ético-Político da profissão; dimensões profissionais; competências e atribuições profissionais; ética profissional; fundamentos do Serviço Social; o planejamento no trabalho profissional; dimensão técnico-operativa (instrumentos, técnicas, documentação do Serviço Social, sistematização do trabalho, instrumentalidade); trabalho em rede; trabalho social com famílias; legislações sociais; o trabalho dos assistentes sociais nas políticas de assistência social e saúde, sociojurídico, no âmbito empresarial e no terceiro setor. Em relação ao horário de oferta da capacitação, a maioria indica o período noturno, sendo que 39 indicaram interesse em participar da capacitação.