TERTÚLIAS LITERÁRIAS À LUZ DA MULTIMODALIDADE: DA TEORIA À PRÁTICA

  • Carolina Favaretto Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Lucas Matheus da Silva de Carvalho Universidade Estadual de Londrina
  • Marlei Budny dos Santos Souza Universidade Estadual de Londrina
  • Claudia Cristina Ferreira Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: literatura e ensino, narrativas visuais, multimodalidade

Resumo

Este projeto almeja trabalhar com textos literários (pesquisa bibliográfica, escolha do corpus e elaboração de atividades) como recurso auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de línguas materna e estrangeiras/adicionais. O projeto pretende dialogar sobre narrativas visuais e multimodalidade, bem como elaborar propostas pedagógicas no contexto da educação básica.  Este estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Os procedimentos teórico-metodológicos são: (a) estudo e discussão sobre aspectos teóricos; (b) recorte do tema a ser pesquisado; (c) seleção do corpus para elaboração de atividades; (d) contato com escolas participantes do projeto (e) análise dos resultados; (f) divulgação dos resultados em eventos acadêmicos mediante apresentação de trabalhos e/ou publicações.  Esperamos contribuir para a consolidação de uma tradição de estudos literários, culturais e didático-metodológicos com a participação de discentes dos cursos de Letras Estrangeiras Modernas da UEL; esperamos, ainda, compartilhar experiências e incitar novos alunos a participar das pesquisas relacionadas ao ensino e à aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais sob a perspectiva da literatura e das multimodalidades, visto que oferecemos um material a ser consultado por professores, alunos e interessados no tema pesquisado. Entendemos o processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais como sendo instrumento motivador para o desenvolvimento da autonomia dos aprendizes, encorajando os mesmos a refletirem e agirem de maneira mais ativa na sociedade em que vivem por meio da língua(gem). Acreditamos que este projeto vem a acrescentar à formação do aluno, tanto no aspecto teórico quanto prático e contribuir com pesquisas futuras na área da Linguística Aplicada.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-28